A cada ano, é possível encontrar novas técnicas de construção, ferramentas, tecnologias e materiais que contribuem significativamente para a transformação do setor, trazendo novas possibilidades, projetos e oportunidades para todo o mercado.
Boa parte das inovações do setor da construção civil visa à qualidade das obras e da equipe, buscando técnicas avançadas, materiais mais inteligentes, facilidade, rapidez na execução, menos desperdício de materiais e foco na sustentabilidade.
Inúmeras dificuldades foram apresentadas ao mercado em 2020, principalmente devido à pandemia que enfrentamos, porém a construção civil segue firme e com muitas novidades para o setor.
Veja, a seguir, qual a importância de se manter atualizado no mercado da construção civil e conheça as novas técnicas de construção para o próximo ano. Confira!
Qual a importância de se manter atualizado?
São duas palavras-chave para as novas técnicas de construção: qualidade e modernização. Em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil, é fundamental estar atento e sempre em busca de se inovar.
Todos os dias, novos materiais são descobertos, novas técnicas de construção são criadas e novas ferramentas tecnológicas são disponibilizadas para os profissionais da engenharia e da construção civil, porém de nada adianta tanta modernização se o profissional optar por não se reinventar.
É de extrema importância que o profissional se capacite e se desenvolva, acompanhando a modernização do setor e garantindo projetos com qualidade, eficiência e segurança.
Afinal, independentemente da área em que vá atuar, um profissional bem preparado e que trabalha com mais segurança estará sempre à frente como referência em sua área.
O que o mercado espera de novidades na construção civil para o próximo ano
De acordo com estudos feitos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o setor da construção civil sofreria um declínio em decorrência da pandemia. Essa queda chegaria a cerca de 5,2% no continente latino-americano neste ano. Entretanto, antes da pandemia do novo coronavírus, a projeção de crescimento para a área era de aproximadamente 2,3%.
O levantamento é baseado em dados da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e fica próximo aos dados dos levantamentos publicados pela consultoria GlobalData, que estimava uma retração de 5,5% do setor em 2020.
Apesar da queda e da crise que atingiu o mundo inteiro, a retomada do crescimento no setor no próximo ano é uma grande aposta, devido à sua fundamental importância para a economia.
O impacto da pandemia no país pode variar entre 6% e 8%. Apesar de ser um número alto, com a ajuda da construção civil pode ser possível superar esta crise.
Confira alguns pontos que tornam a construção civil relevantes para essa retomada:
- a construção civil tem uma cadeia produtiva muito grande, sendo um importante motor da reativação econômica
- grande geradora de empregos
- a infraestrutura será uma ferramenta para a contratação de mão de obra pelo governo
Embora o mundo ainda esteja se readaptando ao novo normal gerado pela pandemia, é muito importante entender que essa retomada não será feita da noite para o dia.
Paciência, persistência e uma busca por novas técnicas de construção, além de um bom gerenciamento, são imprescindíveis para o crescimento do setor.
Retrospectiva: o que o setor aprendeu em 2020 com a pandemia do novo coronavírus
Segundo Sérgio Toretti, presidente da Federação Interamericana da Indústria da Construção, a crise tem aumentado o déficit de infraestrutura em nosso continente.
Dessa forma, os setores público e privado estão tendo a oportunidade de produzir ações conjuntas (parcerias público-privadas) em benefício do crescimento do país. Devido à crise, nenhum dos dois setores têm recursos para agir sozinho.
Outro fator importante, apresentado pela economista Dariana Tani, da GlobalData, mostra que, devido à demanda global estar mais lenta, o preço das commodities será derrubado e as moedas, desvalorizadas.
Confira a seguir, além de equipamentos, as novas tecnologias de materiais na construção civil.
Conheça as novas técnicas de construção civil
O que para muitos representa um momento de crise e dificuldade, para outros é o momento ideal de superação e conquistas. Veja as principais novidades no mundo da construção civil para o próximo ano.
Sensores vestíveis
Essa tecnologia ajuda os trabalhadores do setor a ter mais segurança. Por meio de sensores inteligentes implantados em suas roupas de serviço e em seus capacetes, é possível acompanhar e monitorar o trabalho, avisando caso haja algum impacto ou algo que fuja do habitual, como uma queda súbita.
Drones
Apesar de não ser novidade, o drone é considerado uma das principais novidades relacionadas às novas técnicas de construção para o próximo ano. Eles possibilitam fazer o mapeamento em 3D de áreas remotas, congestionadas ou que apresentem algum tipo de instabilidade. Além disso, com essa ferramenta é possível converter os vídeos em relatórios.
Uso inteligente de dados
Impossível falar em uso inteligente de dados sem falar de BIM. Essa inovadora plataforma de gestão reúne em um único lugar tudo o que a equipe precisa para desenvolver com facilidade, rapidez e inteligência os projetos em todas as suas etapas.
O BIM (Building Information Modelling, ou, em português, Modelagem de Informação da Construção) facilita a leitura da modelagem de um projeto, já sendo indispensável no canteiro de obras, substituindo os projetos em 2D.
Sustentabilidade
Com os avanços tecnológicos no setor da construção civil, a sustentabilidade acabou entrando em foco, principalmente por ser uma área que sempre apresentou desperdícios de materiais e recursos, trazendo danos ao meio ambiente.
A construção civil já oferece inúmeras possibilidades sustentáveis. O uso de painéis solares para a produção de energia renovável veio como um grande recurso para substituir os painéis fotovoltaicos.
Além dos OPVs (Organic Photovoltaic), existem outras tecnologias sustentáveis que podem auxiliar nas construções, independentemente do seu tamanho, como: telhados verdes, clarabóias e tijolos ecológicos.
Os jardins verticais ajudam no ajuste de temperatura, as cisternas para captação e armazenamento de água da chuva, os vasos sanitários com duas opções de descarga e os mictórios sem uso de água reduzem os impactos da falta de água no mundo. O uso de madeira de demolição também é uma alternativa, além do contrapiso autonivelante e do bioconcreto.
A gestão sustentável e a busca por materiais cada vez mais naturais e de baixo impacto têm levado o setor a se reformular, modernizando processos e ferramentas e trazendo resultados positivos – seja para o meio ambiente ou para a economia.
Então, você já experimentou algumas das novas técnicas de construção no seu canteiro de obras ou tem vontade de adquiri-las?
Para mais informações sobre o mundo da construção civil, acesse o nosso site ou entre em contato conosco.